ZÉ ELOI NETO

ZÉ ELOI NETO

Na quarta (11) em Patrocínio, por volta das 19h19min, a Polícia Militar foi acionada para comparecer no Centro da cidade.

No local, o solicitante informou que estacionou o seu veículo VW GOL, Placa CJY-3966, Cor verde, no estacionamento da antiga policlínica, por volta das 07 horas da manhã e quando retornou para apanhá-lo por volta das 19 horas o mesmo não estava mais no local.

A Polícia Militar segue rastreamentos com o intuito de localizar o autor bem como recuperar o veículo.

QUALQUER INFORMAÇÃO PODERÁ SER REPASSADA ATRAVÉS DOS CANAIS 190 OU DISQUE DENÚNCIA 181. 

( Agência Local de Comunicação Organizacional 46º BPM )

Em Patrocínio, a Polícia Militar continua intensificando a fiscalização a veículos irregulares com foco em motocicletas que produzem alto ruído/barulho com os escapamentos irregulares, causando perturbação do sossego. 

Na data de ontem, quarta-feira (11), a operação Cavalo de Aço saiu novamente as ruas e obteve os seguintes resultados:

02 motocicletas apreendidas;

02 Inabilitados autuados;

05 AIT's lavrados;

02 TCO  por Perturbação do Sossego

Polícia Militar de Minas Gerais: 249 anos, ser essencial para o povo mineiro. 

( Agência Local de Comunicação Organizacional 46ºBPM )

Z•E•N

Uma mulher de 50 anos virou alvo de investigação após médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) descobrirem que ela guardava em casa o corpo da mãe, que morreu há seis meses. 

Em depoimento à polícia, ela contou que é evangélica e mantinha o cadáver em sua residência, porque orava para que Deus o ressuscitasse.

A descoberta aconteceu após a própria filha acionar o serviço de urgência na noite do último sábado (7), porque estava sentindo dores no peito. 

Ao chegarem na residência, que fica na Vila da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, os socorristas constataram que ela já estava se sentindo melhor.

Contudo, os funcionários do serviço notaram um cheiro forte vindo de um quarto trancado e decidiram averiguar antes de irem embora. 

Ao arrombarem a porta, eles se depararam com o cadáver de Maria Auxiliadora de Andrade Santos, de 75 anos, já em alto estágio de decomposição. 

O corpo de Maria foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML) no Centro. O caso está sendo apurado pela 27ª DP (Vicente de Carvalho).

A filha aguarda o fim das investigações em liberdade, visto que não há provas de que ela teria envolvimento com a morte.

Z•E•N

A volta do horário de verão, extinto no governo Bolsonaro, é uma possibilidade, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. 

No entanto, o ministro de Lula diz que o retorno será considerado apenas se a seca que atinge o país se agravar.

Silveira chamou o horário de verão de “controverso” e que apenas “uma pequena maioria gosta e, mais do que isso, a microeconomia - turismo, bares e restaurantes -, agradecem. Não é uma possibilidade descartada, mas não tem uma decisão ainda.” – disse.

Criado em 1931, o horário de verão foi extinto pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), com base em estudos que apontaram a pouca efetividade na economia energética. 

A gestão Bolsonaro também se baseou em estudos da área da saúde sobre os impactos da mudança no relógio biológico das pessoas.

Quando foi criado, o adiantamento do relógio em uma hora entre os meses de outubro e fevereiro tinha por objetivo reduzir o consumo de energia elétrica durante o horário de pico, que costumava ser em torno das 18h, e trazer economia de energia com maior utilização da iluminação natural.  

No entanto, nos últimos anos, o Ministério de Minas e Energia constatou mudanças no horário de pico, com maior consumo de energia no período da tarde, principalmente por causa da intensificação do uso de aparelhos de ar-condicionado.

Z•E•N

Duas portarias publicadas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) declaram situação crítica de escassez hídrica superficial em porções hidrográficas em Minas. 

A medida se deve à estiagem e impacta 320 outorgas de direito de uso da água em 17 municípios. 

O monitoramento mostrou que a média das vazões está abaixo do limite, obrigando ações imediatas para preservar os recursos hídricos das regiões.

Nas regiões afetadas estão os rios das Velhas e da Prata. Na primeira bacia são impactadas 150 outorgas nos municípios de Augusto de Lima, Corinto, João Pinheiro, Lassance, Joaquim Felício, Várzea da Palma, Diamantina, Morro da Garça, Santo Hipólito, Monjolos, Buenópolis e Curvelo.

Já no rio da Prata a medida impacta 170 outorgas nas cidades de Campo Florido, Matipó, Prata, Uberlândia e Veríssimo.

As emissões de novas outorgas e as solicitações de aumento de vazões ou volumes captados também estão suspensas. As medidas são válidas até 25 de outubro.

Veja as restrições na captação de água impostas pelo Igam:

> Redução de 20% do volume diário outorgado para as captações de água para a finalidade de consumo humano, dessedentação animal e abastecimento público;

> Redução de 25% para a finalidade de irrigação;

> Redução de 30% para as captações de água para a finalidade de consumo industrial e agroindustrial;

> Redução de 50% do volume outorgado para as demais finalidades.

Conforme o Igam, quem descumprir as medidas impostas pelas portarias terá o direito de uso de recursos hídricos suspensos.

Em 2024, já foram publicadas outras três portarias de escassez hídrica em Minas que seguem vigentes, em regiões onde passam os rios Pará, Abaeté e Xopotó. 

( Hoje em Dia )

 

Na madrugada desta quarta (11), em Patrocínio, por volta das 03h18min, durante patrulhamento, a Polícia Militar visualizou um indivíduo com roupas escuras transitando em situação suspeita pela margem do córrego Rangel, na lateral da Al dos Pinheiros, no sentido do bairro Enéas. 

Ao verificar a presença policial, o autor deixou para trás um blusão de frio enrolado em uma TV, a qual transportava e em momentos antes havia furtado mediante arrombamento em uma loja na área central. 

O local foi cercado e os policiais militares perceberam que o autor havia pulado as cercas, atravessando o córrego indo para o sentido do bairro Ipiranga.

Após varredura do local, o autor foi localizado acessando a Av. Jacarandás no bairro Ipiranga e tentando se esconder em uma árvore.

Ressalta-se que o infrator foi identificado como sendo autor desse furto e de outros.

Diante dos fatos o autor, 37 anos, foi preso em flagrante delito e encaminhado até a delegacia juntamente com a TV recuperada.  

( Agência Local de Comunicação Organizacional 46ºBPM )

Z•E•N

De acordo com informações do The Virtual Telescope Project, um asteroide classificado como “potencialmente perigoso” passará próximo à Terra na terça-feira (17) da semana que vem. 

Cientistas do Observatório Astronômico Bellatrix, na Itália, calcularam que o asteroide, chamado 2024 ON, atingirá seu ponto mais próximo do planeta nesta data.

Descoberto recentemente pelo Atlas Sky Survey em 27 de julho de 2024, o asteroide tem entre 220 e 480 metros de diâmetro, comparável ao tamanho de dois campos de futebol. 

Apesar de sua classificação, a rocha espacial vai passar a uma distância segura, cerca de 1 milhão de quilômetros da Terra, equivalente a 2,6 vezes a distância entre o planeta e a Lua.

Especialistas afirmam que essa aproximação não representa risco imediato à Terra. Contudo, nos dias próximos ao evento, o asteroide será monitorado para verificar se sua trajetória pode se alterar no futuro.

Embora a probabilidade de colisão seja baixa, o Gabinete de Coordenação da Defesa Planetária (PDCO), da NASA, reforça a importância de manter a vigilância sobre objetos próximos à Terra e desenvolver estratégias de defesa para possíveis ameaças. 

O Projeto Telescópio Virtual planeja transmitir ao vivo a passagem do 2024 ON a partir de 15 de setembro, permitindo que o público acompanhe o fenômeno. As informações são do Último Segundo.

Z•E•N

Segundo comunicado emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 765 municípios de Minas estão sob alerta de tempo seco e podem ter índice de umidade do ar entre 20% e 30% à tarde. 

Praticamente TODOS os municípios do Triângulo e Alto Paranaíba constam na lista de alerta do Inmet, que é válida entre 11h e 21h desta quarta-feira (11). 

Segundo o comunicado de perigo, há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. 

O índice de umidade do ar é considerado crítico e pode trazer riscos à saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Com a atuação da massa de ar seco, a recomendação é que a população mantenha a hidratação regular.

Dicas para dias com baixa umidade:

Beba bastante líquido.

Atividades físicas não são recomendadas.

Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Use hidratante para pele e umidifique o ambiente. 

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Z•E•N

Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix bateu novo recorde na última sexta-feira (6). Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 227 milhões de transações em 24 horas.

Somente no dia 6, foram feitas 227,4 milhões de transferências via Pix para usuários finais. O recorde diário anterior tinha sido anotado em 5 de julho, com 224,2 milhões de movimentações.

“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, informou o BC, em comunicado.

Volume movimentado

Em valores, foram movimentados R$ 118,418 bilhões na última sexta-feira. O montante é o segundo maior da história para um dia, só perdendo para os R$ 119,429 bilhões movimentados em 5 de julho.

Criado em novembro de 2020, o Pix acumulou, no fim de agosto, 168,15 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes. Desse total, 153,11 eram milhões de pessoas físicas; e 15,04 milhões, pessoas jurídicas.  

Em julho, segundo os dados consolidados mais recentes, o sistema superou a marca de R$ 2,415 trilhões movimentados.

Z•E•N

A Caixa Econômica Federal sorteou na noite desta segunda-feira (9 de setembro), a tão aguardada Lotofácil da Independência, concurso 3190. 

O sorteio, que estava avaliado em mais de R$ 200 milhões, premiou 13 pessoas de Minas Gerais. Cada uma das apostas acertou os 15 números sorteados e receberá o valor de R$2.354.726,30.

As cidades com apostas premiadas em Minas Gerais foram: Belo Horizonte (com 4 apostas), Ipatinga, Juatuba, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves (3 apostas), Senador Amaral e Uberlândia. 

Ao todo, 86 apostas feitas pelo Brasil acertaram o prêmio principal. 

Veja como foi a premiação da Lotofácil da Independência

15 acertos — 86 apostas ganhadoras, R$ 2.354.726,30;

14 acertos — 12294 apostas ganhadoras, R$ 1.353,14;

13 acertos — 360015 apostas ganhadoras, R$ 30,00;

12 acertos — 4072967 apostas ganhadoras, R$ 12,00;

11 acertos — 21478821 apostas ganhadoras, R$ 6,00.

Resultado da Lotofácil da Independência 2024

Os números sorteados na Lotofácil da Independência 2024 foram: 19 - 18 - 05 - 15 - 25 - 03 - 22 - 12 - 16 - 04 - 21 - 06 - 10 - 23 - 13 

Como o prêmio da Independência não acumula, se não houver apostas com os 15 números sorteados, o valor foi dividido entre os acertadores de 14 dezenas e assim por diante, conforme as faixas de premiação.

Please publish modules in offcanvas position.