ZÉ ELOI NETO

ZÉ ELOI NETO

Z•E•N

Não se sabe se por perseguição política ou se por necessidade, a verdade é que o M1OL foi informado que o comandante do setor de Segurança Rural do 46º BPM, Tenente Dornelas, se despede de Patrocínio depois de três anos e meio com excelentes resultados neste problemático setor em Patrocínio. 

O Ten. Dornelas foi transferido para comandar o policiamento na cidade de Rio Paranaíba, encerrando um ciclo de trabalho vitorioso e marcante à frente da Segurança Rural em nosso município. 

Cá entre nós, essa transferência é uma perda muito grande, irreparável,  para a terra rangeliana.

Policial Militar jovem, muito dedicado, dinâmico e com uma capacidade enorme de entregar resultados positivos, durante o período em que esteve à frente da segurança rural de Patrocínio teve participação decisiva em várias conquistas do 46º Batalhão.

Redução do crime na área rural 

Sob sua coordenação foi registrada uma redução criminal na área rural em mais de 50%, deixando no passado uma enorme quantidade de roubos e furtos, que castigava o homem do campo. 

Aquele tempo de violência no campo, medo e insegurança, ficou pra tras, e o município de Patrocínio se tornou uma das áreas rurais mais seguras de Minas Gerais. 

Além da redução criminal e melhoria no sentimento de segurança, muitos projetos e ações ampliaram o destaque do 46º Batalhão como uma referência em Segurança Rural. 

Viaturas, drones, câmeras e rede de fazendas protegidas

O Tenente Dornelas intensificou a proximidade com os Produtores Rurais e essa união resultou em muitas conquistas. 

Aquisições de viaturas novas e com celas para a Patrulha Rural, a primeira cidade de Minas Gerais a equipar a Patrulha Rural com Drones de câmera térmica. As redes de fazendas protegidas foram reforçadas aproximando e dando voz à comunidade rural. 

A área rural de Patrocínio se destaca no Estado de Minas Gerais como a que possui a maior estrutura de monitoramento rural. Projeto que já permitiu além da enorme redução criminal, excelentes prisões em crimes contra a comunidade rural.

Operações contra roubo de gado, cargas e defensivos

Tenente Dornelas participou e esteve à frente de importantes operações e prisões envolvendo os crimes contra o setor rural. 

Recuperação de cargas roubadas de café, defensivos agrícolas, furtos de café durante o transporte e beneficiamento, prisão de criminosos em roubo de gado. 

Prisões importantes que desarticularam grandes organizações criminosas e criando um verdadeiro receio por parte de bandidos atuarem na área de Patrocínio. 

Redução no roubo de café

O 46 º Batalhão tem agora um desafio enorme no ano de 2025, manter os resultados e a segurança rural, em um ano desafiador. A cafeicultura, com a alta no valor do café, oferece um enorme desafio na Segurança Rural. 

O ano começou agitado com vários roubos de cargas de café onde a maioria das vítimas são de Patrocínio, tendo o município como o principal receptor de cargas roubadas. Esta ação criminosa tinha como combatente direto o Tenente Dornelas.  

Agora sem o seu comando, o 46º tem a missão de manter os excelentes resultados registrados acima.

Sem dúvida alguma, a safra de 2025 será um grande desafio. 

Z•E•N1

Está chegando fevereiro, o carnaval, e a folia das mudanças de grupos na política local será igual bateria de escola de samba: 'não vai parar!', segundo informações de informais informantes ao M1OL.

Na esteira dos vereadores eleitos pelo GDM que migraram na ‘noite da virada’ para o GGB, elegendo Níkolas Elias a presidência da CMP por 14 votos a 1, mais nomes ligados a Marra devem pintar no GGB em breve.

Da última semana de dezembro/2024 até agora, Deiró deixou escapar em meio dos dedos, igual massa de biscoito, Eliane Nunes, Natanael Diniz, os vereadores Adriana de Paula, pastor Alaércio, Emerson Caixeta, Leandro Caixeta (não são parentes!), Patrícia di Lara, Nelinho Humberto, Paulinho Peúca, a comadre Raquel Rezende e Túlio de Castro.

Agora, conforme informou com exclusividade o M1OL, o ex-vereador e ex-secretário de Agricultura do GDM, Oswaldo Rodrigues, aceitou convite de Níkolas Elias para ser seu chefe de gabinete na CMP.

Explicando

Articulações como esta, por mais que causem estranheza ao grande público eleitor e repulsa ao grupo político que cerrou fileiras para eleger GB e MC, não são exclusividade somente de Patrocínio.

Acontece em todo e qualquer município deste Brasilzão de meu Deus!

A estratégia tem vários objetivos, dentre eles, pinçar possíveis segredos obscuros da administração anterior e enfraquecer sobremaneira o adversário, ainda atordoado e machucado pela derrota nas urnas.

Os alvos

Hoje, além de Mauro Henrique Nogueira, o Maurinho, e Ailon Luiz, Deiró Marra e Maria Clara Marra ainda tem na algibeira Helton Borges (Tim), Flávio Almeida, Delei Despachante, Valtinho do Jandaia, Renato Correia (Macarrão) e um ainda reticente e decepcionado Wellington Fernandes, o Mamazão.

Entretanto, fontes quentes, sulfurosas e magnesianas garantiram ao M1OL que novas investidas estão sendo programadas pelo GGB para minar ainda mais o depauperado grupo político de Deiró Marra, retirando da lista acima alguns nomes pontuais… 

Em quem você apostaria? 

Dentro em breve, o M1OL promete anunciar quem sai de um lado e entra do outro neste ‘troca troca’ de grupos políticos que assola a terra rangeliana no atual momento!

Nos EUA, uma frase popular sintetiza este complexo fenômeno político: “money talks, bullshit walks”.

Z•E•N

O mês de janeiro está chegando ao fim com o grupo político do ex-prefeito Deiró contabilizando mais uma perda irreparável em sua já enfraquecida base.

Oswaldo Rodrigues, secretário de Agricultura do GDM e candidato a vereador pelo grupo em 2024 (eleição onde recebeu 837 votos), será o chefe de Gabinete do presidente da Câmara Níkolas Elias.

O M1OL recebeu a confirmação da notícia através do próprio Oswaldo no início da tarde deste sábado (25), via whatsapp.

Nem é preciso dizer que a cooptação de Oswaldo pelo GGB é um grande ganho para o presidente da Casa de Leis rangeliana, tanto pelo lado político - numa possível solidificação de seu nome como possível/provável candidato a deputado estadual - quanto pessoal.

Ex-vereador, político com fortes ligações no meio rural, além de grande penetração (no bom sentido, claro!) em todos os setores da comunidade rangeliana, Rodrigues tem plenas condições de fazer uma excelente interlocução política em benefício da instituição.

No lado particular, além da retidão de caráter, Oswaldo Rodrigues é um exemplo de amigo, filho, irmão, marido e pai, um ser humano dinâmico, alegre e alto astral, acima da média que a sociedade vem nos apresentando ultimamente. 

O M1OL deseja sucesso tanto a Oswaldo Rodrigues quanto ao presidente da Câmara, Níkolas Queiroz Elias.

Z•E•N

O café moído foi um dos grandes culpados pela alta de 7,96% do preço dos alimentos no Brasil em 2024 e da inflação como um todo. 

O produto subiu 39,6% durante o ano passado e, sozinho, teve o quarto maior impacto de um só item no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA registrou alta de 4,83% em 2024. Desse percentual, 0,15 ponto veio só do aumento do preço do pó de café.

Essa alta está relacionada tanto à produção quanto ao consumo do produto. Enquanto eventos climáticos prejudicaram a colheita do grão e reduziram a oferta, a demanda cresceu, principalmente fora do país. Faltou café no mercado brasileiro. 

A alta do preço é resultado dessa combinação.

“Secas e geadas impactaram na produção no Brasil. Mas a exportação brasileira de café atingiu um recorde histórico”, disse Lucas Tadeu Ferreira, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café.

Ferreira conversou com o Brasil de Fato na terça-feira (21). No mesmo dia, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou dados finais sobre a produção nacional de café durante os 12 meses de 2024.

Números explicam

De acordo com a estatal, foram colhidas cerca de 54,2 milhões de sacas de 60 kg de café no Brasil no ano passado. Isso é 1,6% menos do que o produzido em 2023. Só em Minas Gerais, onde mais da metade do café produzido no país é colhido anualmente, a queda chegou a 3,1%.

“O clima adverso registrado no ano passado e no final de 2023 trouxe impacto para importantes regiões produtoras de café, influenciando negativamente na produtividade média das lavouras”, confirmou a Conab, em comunicado.

Apesar disso, a exportação aumentou. O Brasil enviou 50,5 milhões de sacas de 60 kg de café em 2024 para o exterior no ano passado, 28,8% a mais que em 2023.

O volume exportado é quase equivalente ao produzido. Segundo Ferreira, o Brasil só não ficou quase sem café já que uma parte do que foi vendido para estrangeiros vem de estoques mantidos com grãos de safras passadas.

“O café é uma commodity negociada em São Paulo, Nova Iorque e Londres. A alta do dólar influencia o preço da saca e incentiva a exportação”, explicou, lembrando que uma saca de café subiu de cerca de R$ 900 para R$ 2.300 de 2023 para 2025.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, abastecendo mais de cem países. O país também é o maior consumidor global do grão, atrás apenas dos Estados Unidos.

Estoques públicos de café

Ferreira disse que o volume dos estoques privados de café não é regulado. Não há dados oficiais sobre o volume e a negociação dos grãos contidos ali.

Existem no Brasil também estoques públicos de café para contenção de variação de preço do produto. Eles são mantidos pela Conab. Desde 2017, no entanto, estão praticamente zerados, o que tem impacto nos preços.

“A criação de estoques reguladores poderia contribuir para uma maior estabilidade dos preços e proteger os consumidores e a indústria”, disse Celírio Inácio, diretor-executivo da Abic, que defende a recuperação da reserva pública do café.

O presidente da Conab, Edegar Pretto (PT), disse que a queda dos estoques de alimentos é resultado de políticas equivocadas de governos anteriores. Segundo ele, a Conab pretende reverter tal quadro.

Inácio defende também investimentos em pesquisa e desenvolvimento para mitigar os impactos climáticos sobre o café e aumentar a produtividade. Isso porque, de acordo com Pretto, o preço do café não deve cair no curto prazo.

“As perspectivas indicam manutenção de preços elevados em 2025, com potencial de estabilização somente se as condições climáticas forem favoráveis e houver aumento na produtividade. No entanto, a demanda global crescente e os desafios logísticos podem continuar pressionando os preços”, afirmou.

Mudança de hábitos

Maria Cecília Barbosa, 71, é produtora de café. Planta cerca de 15 mil pés do grão no Assentamento Zumbi dos Palmares, em Iaras (SP). Desde 2010, ela beneficia o café e o vende com a marca de Café da Cecília. Em 2024, no entanto, as vendas não foram boas, disse ela.

“Muita gente que comprava até cinco sacos de café por vez agora já não compra tanto assim. Reclamam do preço”, contou ela, lembrando do efeito da alta do grão do café sobre o comportamento de seus clientes. “Tem gente falando que anda tomando chá.”

Maria Cecília confirmou que o clima tem sido prejudicial ao café. Cita, no entanto, efeitos de “especuladores” sobre o preço. “Negociadores que tinham dinheiro compraram a produção toda de muitos produtores pequenos”, disse. “Da noite para o dia, o preço mudou.”

Pequenos produtores de café

Rafael Figueira Coelho, coordenador administrativo do Armazém do Campo, confirma que pequenos agricultores ficam à mercê de grandes negociadores em épocas de volatilidade de preços. “Grandes indústrias do café compram grande parte de sua produção a um preço subvalorizado”, disse. “O pouco que sobra para a comercialização direta precisa, necessariamente, ser vendido a um preço mais alto para garantir a renda familiar.”

O Armazém do Campo, aliás, é uma rede de lojas dedica-se a vender produtos desses pequenos agricultores. Coelho, que trabalha na unidade paulistana, disse que o Armazém tentou segurar a alta do café nos últimos meses. Tamanha a alta no mercado, o repasse precisou ser feito e impactou no preço em cerca de 30%.

Ele disse que, mesmo com um perfil mais consciente do consumidor do Armazém, houve uma redução da quantidade de café vendido por conta do aumento. “Eles [os consumidores] fizeram a escolha de consumir produtos que apoiam a reforma agrária, a agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis e compreendem que eles estão muito vulneráveis às oscilações do mercado”, descreveu. “Mantém seu consumo, mas em menores quantidades”.

O coordenador administrativo confirmou que novas altas do café são esperadas para 2025. Espera um “esforço do Estado para que o impacto dos preços não afete e diminua o consumo das pessoas”. Vê ainda efeitos das transformações climáticas sobre o produto.

A produtora Maria Cecília também disse que, para reduzir os efeitos das mudanças climáticas sobre seus cafezais, tem estudado técnicas de agrofloresta. “Quero plantar café na sombra para evitar o calorão.” 

*Brasil de Fato

Z•E•N

Em vídeo disponibilizado em suas redes sociais, o vereador em exercício Humbebérto Ferreira, se auto proclamou arauto das ações e benefícios que o distrito de São João da Serra Negra irá receber doravante.

Ao lado do secretário municipal de Agricultura, Odirlei Magalhães, representante daquela comunidade - e tendo como cenário o Posto São João -, Bebé reafirmou que ambos vão buscar benfeitorias destinadas ao distrito.

O titular da pasta da Agricultura usou do espaço para informar que sua pasta está levantando os prejuízos sofridos pelos produtores de hortifruti da localidade e reforçou a importância da presença da máquina pública no pós tragédia, ao atender de pronto o pedido de socorro daquela população.

Nas entrelinhas

Nas entrelinhas, o vídeo foi feito também (e principalmente) para mostrar que não há nenhum resquício, nenhuma aresta, nenhuma disputa política entre os dois componentes de proa do governo Gustavo Brasileiro.

Na sexta-feira (24) o M1OL registrou seu estranhamento pelo fato de Odirlei Magalhães não ter participado da comitiva do prefeito que visitou SJSN na quinta (23) para acompanhar o abnegado trabalho da secretaria de Obras na limpeza do distrito, atingido por um temporal de vento e granizo na quarta-feira (22).

Por outro lado, Humbebérto Ferreira se mostrou presente durante a tragédia, oferecendo apoio àqueles atingidos pela temporal e levando roupas e cestas básicas à população mais carente… 

Bom registrar que além de Bebé já estar residindo há algum tempo numa chácara nos arredores do distrito, sua esposa, Neusinha Ferreira, é filha de São João da Serra Negra, com vários parentes ainda residindo na localidade. 

Trocando em miúdos, Bebé é cidadão sãojoanense por osmose…

Z•E•N

Em EDITAL DE CONVOCAÇÃO (veja completo, abaixo) a Liga Patrocinense de Futebol, através do presidente Fábio Luiz Faria (o Fábio dos Martins), convoca os filiados em condição de voto, para reunirem-se em Assembleia Geral Eletiva, que será realizada no dia 20 de fevereiro, quinta-feira, na sede da entidade, que fica na Rua Doutor Honório de Abreu, 1375, Bairro Marciano Brandão.

No encontro, serão eleitos os novos presidente; vice-presidente; diretores de esportes; primeiro, segundo e terceiro secretário; primeiro e segundo tesoureiros e o Conselho Fiscal para quadriênio 2025/2029.

As agremiações filiadas à LPF com direito a voto são: Associação Recreativa Patrocinense de Futebol; Associação Esportiva Macaúbas, Clube Atlético Quero Quero e Ubirajara Futebol Clube.

EDITAL DE CONVOÇÃO

O presidente da Liga Patrocinense de Futebol, FÁBIO LUIZ DE FARIA, em atenção ao Estatuto Social que lhe confere amplos poderes para condução do procedimento eleitoral, vem convocar os filiados em condição de voto, para reunirem-se em Assembleia Geral Eletiva, a realizar-se no dia 20 de fevereiro de 2025, quinta-feira, na sede da entidade, localizada na Rua Doutor Honório de Abreu, 1375, Bairro Marciano Brandão, Patrocínio/MG, CEP: 38.740-000, para eleição e provimento dos cargos de Presidente, Vice-Presidente, Diretores de Esportes, Primeiro, Segundo e Terceiro Secretário, Primeiro e Segundo Tesoureiros e Conselho Fiscal para quadriênio 2025/2029.

A Assembleia Geral Eletiva terá início às 19:00 horas em primeira convocação, com a maioria absoluta de seus membros, não havendo quórum, às 20:00 horas, em segunda convocação, com qualquer número de filiados presentes, com início da votação imediatamente após a instalação da Assembleia Geral Eletiva e término da votação às 21:00 horas.

As chapas interessadas em concorrer ao pleito deverão protocolizar requerimento de registro de chapa junto a comissão já instaurada pelo presidente em exercício, localizada na sede da LPF, durante o horário das 09:00 às 17:00 horas, impreterivelmente até 15 (quinze) dias antes da eleição, sob pena de indeferimento.

O pedido de registro de chapa, contendo a qualificação completa dos candidatos, bem como com os documentos pessoais dos respectivos candidatos e certidão de antecedentes criminais.

O pedido de registro de capa deverá atender a todos os requisitos estatutários a serem apreciados pela Comissão Eleitoral. As questões não contempladas no presente edital serão dirimidas pela Comissão Eleitoral, nos termos estatutários.

Patrocinio/MG, 13 de janeiro de 2025.

Fabio Luiz de Faria | Presidente da Liga Patrocinense de Futebol

Relação de Agremiações afiliadas com direito a voto:

Associação Recreativa Patrocinense de Futebol.

Associação Esportiva Macaúbas.

Ubirajara Futebol Clube. 

Clube Atlético Quero Quero.”

Z•E•N

Em pleno sábado (25), a secretaria municipal de Obras Públicas continua a realizar o trabalho de limpeza na cidade bem como na recuperação das estradas na zona rural.

Mesmo com maquinário reduzido - pois boa parte dos caminhões, pás carregadeiras e patrolas estão parados, apresentando algum dano ou avaria grave que comprometem seu uso -, os abnegados servidores da secretaria não param.

Em entrevista na quinta-feira (23), o titular da pasta, Thiago Malagoli, deu um diagnóstico de como assumiu o setor no dia 1º de janeiro deste ano.

Malagoli ainda informou que diante deste cenário de caos generalizado o trabalho está fluindo de forma paliativa, atendendo as situações mais graves. 

“Nossa expectativa é de que a partir do segundo semestre, após a realização de todas as licitações, a SEMOP vai ‘rodar lisa’, atendendo o cidadão, seja da área urbana ou rural, de maneira rápida.” - pontuou.

Z•E•N

A secretaria municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes (SESTRAN) melhorou sensivelmente o atendimento voltado aos idosos, pessoas com necessidades especiais e autistas no procedimento de solicitação das vagas preferenciais.

Anteriormente, era exigido que o interessado comparecesse presencialmente à SESTRAN para formalizar o pedido e, somente após dois dias úteis, retornasse para retirar o certificado. 

Agora, a realidade é outra! 

O idoso, a pessoa com necessidade especial (PCD) ou autistas, recebe o certificado diretamente em sua residência, com serviço de entrega sendo realizado pelos servidores da própria Secretaria. 

A iniciativa oferece agilidade e conforto para o público atendido, garantindo serviços mais acessíveis, eficientes e humanizados, além de valorizar o bem-estar e a qualidade de vida da população.

Ganhou o selo 'Iniciativa Legal' do M1OL!

*SECOM PMP

Z•E•N

Pesquisadores estão desenvolvendo tecnologias de inteligência artificial que têm o potencial de decifrar os sons e comportamentos de animais de estimação, como gatos e cães, com o objetivo de traduzir suas ‘mensagens’ para os humanos.

Essas inovações se baseiam em padrões vocais, gestos e expressões dos animais para identificar suas emoções e intenções. 

Com isso, essas ferramentas poderiam ajudar os tutores a compreender melhor as necessidades e sentimentos de seus companheiros peludos.

Atualmente, diversas empresas estão avançando nesse campo, utilizando bancos de dados com milhões de interações entre animais e humanos para treinar os sistemas de IA. 

Embora a tecnologia ainda esteja em fase inicial, especialistas acreditam que ela tem o potencial de transformar a forma como nos comunicamos com nossos animais de estimação no futuro, tornando-a mais próxima e intuitiva.

*Viralizou

 

 

Z•E•N

O temporal que se abateu sobre São João da Serra Negra, gerando caos e prejuízo aos moradores, mostrou não somente a ação rápida da SEMOP na limpeza e remoção dos entulhos.

Mostrou também a preocupação do núcleo duro do GGB, que de pronto compareceu in loco para avaliar os estragos causados pela tempestade de vento e granizo.

Mas, porém, todavia, contudo e entretanto, uma ausência na comitiva  governamental foi mais sentida que as presenças do prefeito Gustavo Brasileiro, dos secretários Thiago Malagoli (SEASPA) e Roberto Parros (SESTRAN) e do líder de governo na CMP, Humberto Bebé Ferreira.

A população sanjoanense e a imprensa local debatem, discutem, questionam qual será o motivo por trás (no bom sentido, lógico!) da ausência do vereador e hoje secretário de Agricultura do município Odirlei Magalhães da comitiva oficial do prefeito.

Aliás, é bom registrar que Odirlei anda sumido do mercado desde que assumiu a SMA, logo no início do ano. 

Pouco (ou nada) se vê do jovem político/produtor rural de discurso assertivo que, especialmente em 2024, foi decisivo ao desgastar o (hoje) ex-prefeito Deiró na polêmica questã do Aterro Sanitário próximo ao seu distrito de origem.   

Em San Juan de la Sierra Negrita, a opinião de quem acompanha a política é de que com o afastamento de Odirlei, quem cresce no conceito da população do distrito é o líder de governo Bebé Ferreira. 

Dono de uma propriedade rural nas imediações de São João - e, portanto, morador do distrito -, Humbebérto Ferreira foi bastante participativo no período que se sucedeu ao temporal de quarta-feira (22), levando roupas e cestas básicas à população mais carente…

Please publish modules in offcanvas position.